sábado, 23 de fevereiro de 2013

Lincoln


Título Original: Lincoln
Ano: 2012
Realizador: Steven Spielberg
Atores: Daniel Day-Lewis, Tommy Lee Jones, Sally Field
Classificação IMDb: 7,7/10
A Minha Classificação: 9/10

Ora bem, em primeiro lugar, vou ter que discordar com o que tenho ouvido e lido acerca deste filme: "O filme É o Daniel Day-Lewis.". Discordo completamente disto. Daniel Day-Lewis está completa e absurdamente extraordinário e é sim, uma parte importantíssima do filme, mas afinal, ele interpreta LINCOLN! É assim que tem que ser. Mas o filme é muito mais, o filme é uma lição de história contada de forma poética e cativante. Fiquei a saber tanto que não sabia e cativada por uma parte da história dos Estados Unidos da América que até então, não me proporcionava qualquer interesse. E Tommy Lee Jones?! Está fantástico! É claro que não nos deslumbra como Day-Lewis, mas porque não é esse o objetivo. Tem um personagem secundário com muito menos tempo no ecrã, mas não poderia ter feito absolutamente nada melhor do que o que fez. Acho que tanto ele com Daniel Day-Lewis merecem receber o Oscar para o qual foram destacados. Não concosdo sequer com a nomeação para Melhor Atriz Secundária que recebeu Sally Field. A personagem que ela interpreta não me cativou, e é claro que isto contribuiu para que a interpretação também não me cativasse. Ela até pode ter estado muito bem, mas continuo a achar que não justifica sequer uma nomeação ao Oscar.

O filme é "lento" é claro. Não tem qualquer ação e tem muito, mas mesmo muito diálogo. Mas é um diálogo tão bom! E uma pessoa realmente perde-se a olhar para Daniel Day-Lewis!

Adorei o filme à exceção do final. Acho que o objetivo deste filme não é relatar a história da vida do presidente Lincoln. Este filme conta a história da sua luta pela abolição da escravatura nos Estados Unidos da América. E acho que o final foi muito precipitado e poderia ter sido diferente. Mas o filme está absolutamente brilhante. E na minha opinião não será injusto se ganhar a maioria dos Oscares.

Sem comentários:

Enviar um comentário