quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Um Dia


Título Original: One Day
Ano: 2011

Realizador: Lone Scherfig
Atores: Anne Hathaway, Jim Sturgess, Patricia Clarkson
Classificação IMDb: 6.8/10

Vi este filme no cinema no ano passado, antes de criar o blogue, e um dia destes estava a passar na TV Cine (que agora já tenho!), e resolvi ver de novo.


"Um Dia", foi um dos livros que mais gostei de lêr. O livro é fantástico, mágico. Os personagens são únicos, e a história inesquecível... A adaptação do livro para o cinema, foi, como eu já esperava, fraca. O livro conta-nos a história de Emma e Dexter. O primeiro capítulo acontece no dia 15 de Julho de 1988 quando Emma e Dexter se conhecem, e os 19 capítulos que se seguem são sempre passados no dia 15 de Julho no ano consequente ao anterior, e contam-nos onde Emma e Dexter estão ano após ano e como a sua relação de amizade evolui. Ou seja, contar uma história de 20 anos num livro é possível, mas num filme é complicado. E o filme têm muitas muitas falhas e ignora muitas cenas importantes do livro. Para mim, que li o livro, o ponto mais positivo do filme é a personagem de Dexter. Jim Sturgess É o Dexter que eu imaginei. Completamente. Em todos os promenores. Muito muito bem interpretado. Jim Sturgess surpreendeu-me. Nunca tinha ouvido falar dele, ao contrário de Anne Hathaway, de quem por acaso, gosto muito. Então estava mais entusiasmada com Anne Hathaway do que com Jim Sturgess. Mas foi Jim Sturgess  que se destacou e me surpreendeu.

Mas para quem não leu o livro, o filme é muito simpático. O meu amigo Edgar viu o filme comigo no cinema, não leu o livro, e gostou bastante.

Sem comentários:

Enviar um comentário